Para começar temos que destacar o privilégio que é ter um pedacinho de quintal para chamar de seu!! Na minha opinião um quintal está para uma casa como uma varanda está para um apartamento. Antigamente ter um quintal significava apenas um espaço aberto para as crianças, ou para criar seus pets com maior espaço e conforto; atualmente ter um quintal siginifica muito mais!! Criar microespaços para que ele seja funcional para toda a família sem perder a sua característica principal de espaço aberto é o grande desafio que nas imagens abaixo vamos apreciar e quem sabe, pescar algumas idéias?!
Na primeira imagem o quintal descoberto se transformou em um prolongamento do espaço interno e funciona principalmente como uma área de lazer com churrasqueira e um deck para distribuir mesas ou o que a situação pedir. Decks modulares comprados prontos em home centers são excelentes opções para evitar obras e garantir a drenagem natural do terreno sem pavimentar a cobertura natural.
Imagem: Referans Design Blog
Neste quintal a opção adotada foi cobrir uma parte do espaço com um pergolado de madeira com fechamento em vidro e usar o canteiro existente como assentos extras para a mesa. Observem que somente a área coberta foi pavimentada e que abaixo do pergolado existe uma abertura sobre o muro para garantir a ventilação cruzada. O policarbonato alveolar tem características térmicas que podem funcionar muito bem neste tipo de projeto garantindo o conforto térmico.
As duas próximas imagens são do mesmo espaço sob dois pontos de vista. Destaque para o jardim feito com vasos, a banheira vintage reaproveitada como um pequeno aquário ao ar livre com plantas aquáticas e a divisaõ da área em dois micro espaços para leitura e convivência.
Este quintal consiste basicamente em uma passagem valorizada pelo caminho de pedra marcado pelos vasos com ficus e o espaço com jeitinho de bistrô com mesas e cadeiras de madeira para áreas externas.
Um projeto com a proposta similar de aproveitar um espaço de passagem incorporando um banco à área.
Mais simples impossível: O pequeno quintal ficou o puro aconchego com a composição da cor azul na parede de fundo + jardim de vasos + cadeira de madeira + rede em cor contrastante. Outro detalhe interessante foi o aramado feito com bambu para funcionar como base para as trepadeiras que com o tempo vão revestir o muro.
Um belo terraço de apartamento pode ser chamado de quintal, por que não? Adorei o aproveitamento do desnível do spa para um banco (que pode funcionar como baú) no mesmo acabamento em madeira do deck, com assento em futton e confortáveis almofadas formando o encosto.
Imagem: Casa Abril
A ideia do banco foi usada neste projeto para aproveitar toda a parede de fundo deste quintal. Aliado à mesa com sombreiro e os demais assentos se torna um espaço muito versátil para usar como uma área perfeita para as refeições e para receber os amigos. As trepadeiras no muro fazem um fundo perfeito.
Este quintal é contíguo a um quarto e se integra perfeitamente a ele através das grandes portas de correr. Funciona como um aconchegante espaço com destaque para o jardim vertical e o discreto chuveirão.
Este entra para a categoria quintais fofos. O destaque aqui são as hortas delimitadas por cercas em madeira em cores vibrantes e o piso em grama.
Este projeto compõe um conjunto de propostas simples: Deck de madeira, móveis confortáveis, reaproveitamento dos canteiros existentes, caminho em placas de concreto e jardim vertical. Simples e bonito.
E para quem acha impossível ter uma piscina em quintais pequenos, que tal investir em um espelho d'agua com maior profundidade? É mais decorativo que uma banheira quando voltados para a área social da casa e funciona muito bem nos dias de calor. Discretos jardins verticais quebram a monotonia do muro branco.
A mesma ideia do espelho d'agua usado como piscina foi adotado no projeto das suas imagens abaixo: Ele ocupa o espaço central do muro e divide dois micro espaços de estar no quintal. Na segunda imagem uma visão do espaço através da área interna da casa, claramente integrando os espaços interno/externo e mantendo uma área com piso gramado para garantir uma temperatura agradável tanto no piso quanto na ventilação natural. Muito importante: Quanto mais pavimentado mais quente o espaço.
Um degrau dentro do espelho d'agua garante o conforto extra, funcionando como assentos para simplesmente apreciar o espaço em dias quentes e segurança para as crianças.
Quer ter um vaso treliça para chamar de seu? Olhem só o que eu achei por aí!!!
PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Jardins Verticais
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)
Módulo com 03 vasos - Designer Ronan & Erwan Bouroullec - 70 x 220cm
Grande abraço a todos!!!
(P.S.- Não inseri os créditos nas fotos porque estou sem a pasta neste momento, mas atualizo amanhã ok?)