Quantcast
Channel: blog de decoração - Arquitrecos
Viewing all 523 articles
Browse latest View live

Prateleiras nas alturas: o arremate perfeito!

$
0
0
Um aliado perfeito na solução dos problemas de falta de espaço são as prateleiras altas, aproveitando geralmente aquela altura entra a face superior da porta e o teto. Parece um espaço inútil ou que para nós não seja viável utilizar, mas acreditem, é muito útil, especialmente para organizar itens que não usamos com frequência como coleções, objetos de decoração, livros... você pode até pensar que não tem grande quantidade destes itens, mas em todo o projeto em que coloquei estas prateleiras elas foram super funcionais, além de proporcionarem um efeito de "arremate" perfeito à decoração, aplicável a todos os ambientes como poderão perceber nas imagens do post.

Nesta cozinha americana a prateleira foi destacada pelo fundo escuro da parede contrastando com a cor clara dos objetos em porcelana formando um elemento decorativo marcante.

Imagem: Casa de Valentina


A prateleira instalada sobre a janela da sala de estar funcionou como acabamento para a cortina suavizando o seu efeito na decoração.

Imagem: Casa Abril


Nas duas imagens abaixo a prateleira funcionou como um suporte para expor orgulhosamente as coleções dos respectivos moradores. O lugar é perfeito, pois expõe os objetos com segurança sem ocupar áreas úteis preciosas que utilizamos no dia a dia.

Imagem: Casa de Valentina

Imagem: Casa de Valentina


As prateleiras superiores são ainda aliadas ideais para suavizar pés direitos altos ou para delimitar a troca de revestimentos ou pinturas em paredes, formando um acabamento preciso.

Imagem: Referans Design Blog


Apesar das prateleiras ocuparem todas as paredes, observem que as prateleiras superiores são as responsáveis por delimitar sutilmente os espaços, dando continuidade aos acabamentos. 

Imagem: Referans Design Blog


Esta parede com pintura tipo lousa ficaria completamente diferente sem a prateleira, que deu continuidade à linha superior da porta e ainda proporcionou uma base interessante para o colorido das panelas penduradas, explorando tanto a face superior quanto inferior de suas superfícies. Genial!

Imagem: Casa Abril
 Abaixo mais dois exemplos de acabamento com a prateleira: no primeiro a prateleira alinha as faces superiores de portas e janelas reduzindo o efeito compartimentado da parede. Neste caso para que este efeito fosse otimizado a parede superior ainda poderia ter sido pintada de branco por exemplo.


Imagem: Casa e Jardim


E no segundo a prateleira funciona para "quebrar" o efeito delgado do pilar lateral resultante do pé direito alto, suavizando as proporções da composição. Observem que mais uma vez a referência foi a face superior da abertura do acesso à cozinha. Esta continuidade das linhas dos materiais é muito importante para que o efeito esperado seja alcançado. Pura mágica da decoração!!! 

Imagem: Delikatissen


Grande abraço a todos!!!! 


Colar de crochet lindo e fácil de fazer!

$
0
0
Quem convive comigo sabe que eu adooooro um acessório...Quer dizer, um não, vários! Rsss. Adoro anéis, colares, brincos... quanto mais cores melhor. Gosto do quanto este colorido traz personalidade à mais simples das produções. Então quando encontro opções de colares do tipo Faça Você Mesmo como este, simples de executar e com um efeito super colorido eu fico super animada!!!

O material não poderia ser mais simples: Dois pedaços de corrente no comprimento que se adapte à circunferência de seu pescoço e três cores de lã, que no meu caso acho que substituiria por uma linha grossa de seda (daquelas para bordar sabem?), que além de dar um brilho bonito não esquentaria o pescoço (Brasília é quente!!! Rsss).


O efeito final é lindo não é? Com uma linha de seda ficaria um luxo!! 


A corrente também pode ser substituída por dourado ou prateado.


O acabamento é simples, feito na própria lã e uma argola.


Para a trança, três linhas agrupadas por cor.


A trança vai abrindo à medida que o colar chega à metade e fechando até o final para ficar simétrico.




No final, a partir das argolas, uma trança simples com as três cores forma uma alça longa, que permite regular o comprimento do colar. Eu amei este modelo!!!


Agora imaginem este colar nestas linhas de seda lindas? Amo!!!


Grande abraço a todos!!!!


Longarinas multifuncionais!

$
0
0
Se existe algo que me impressionou nas minhas férias foi, deixando de lado as obras interminadas, a qualidade do mobiliário, especialmente as longarinas das salas de espera dos aeroportos brasileiros por onde passei. O material utilizado foi em sua grande maioria o aço inox, e apesar de ter ficado um pouco na dúvida a primeira vista, achei o mobiliário super confortável, o que é muito importante especialmente neste tipo de edifício onde as esperas costumam ser longas.

  


E quando penso em móveis confortáveis, bonitos e versáteis, fico logo imaginando uma maneira de utilizá-lo de uma forma mais ampla. A melhor maneira de trazer este benefício para a nossa realidade é um tipo de uso em que as longarinas são super utilizadas: as salas de espera! A variedade de usos é incrível: clínicas, escolas, consultórios, escritórios, salões de beleza... enfim, para qualquer área que necessite de um espaço de espera confortável e cheio de estilo, afinal o aço inox é um material que se adapta muito bem a qualquer estilo de decoração.


O projeto abaixo é um exemplo perfeito da integração das longarinas com a decoração de uma clínica médica, projeto da designer de interiores Lena Almeida do Blog It Decor.Observem a bela mistura do aço inox com os demais materiais como madeira e vidro, o que aliado a um belo paisagismo integrou as longarinas ao ambiente.








E se quiser ter a sua, a Modernidade Móveis tem várias opções com modelos em aço inox ou aço cromado, o que permite uma boa variação de valor (praticamente a metade do preço!!) com efeito muito parecido, sendo que as opções em aço inox são especialmente indicadas para áreas próximas ao litoral por serem mais resistentes aos efeitos corrosivos da maresia. Para as áreas mais centrais do Brasil indico o cromado com tranquilidade.














Grande abraço a todos!!



As múltiplas possibilidades do sofá grafite + Pesquisa de Mercado Arquitrecos

$
0
0
Existem alguns itens na decoração que são praticamente impossíveis que a gente não tenha uma preferência particular. Isso porque a prática e a experiência vivida ao longo dos anos te ajudam a distinguir as opções que melhor se adaptam a um conjunto de variáveis importantes como a facilidade de integrar o objeto ao espaço, a facilidade de manutenção, o conforto... e por aí vai.

E neste sentido o sofá é um móvel muito importante na decoração de um espaço, especialmente por suas dimensões que comprometem uma grande área e por sua função que exige conforto e praticidade na limpeza. Por alguns destes motivos eu tenho a cor grafite como minha preferida para revestimento de sofás (inclusive na minha casa..rss). E o tecido, quanto mais algodão tiver, melhor. Além de ser uma cor linda, é um fundo perfeito tanto para cores vibrantes quanto para cores neutras.

Imagem: Casa Claudia


Imagem: Made Tea Party

Observem que na maior parte das imagens predominam paredes, teto e cortinas brancas. Isso é uma característica importante na escolha da cor do sofá. Ele tem uma forte presença no ambiente, mas o entorno em cores claras, aliado a toques de cor suaviza o conjunto da decoração.

Imagem: Coco + Kelley


Grafite claro + tons pastéis. Lindo!

Imagem: My Scandinavian Home


Grafite escuro + cores vibrantes + preto&branco. Super moderno. 

Imagem: Design Sponge

Mas, como tudo em decoração, o uso do grafite nem sempre é unanimidade em minhas escolhas. Algumas variáveis como a largura do espaço, a quantidade de luz natural, as cores dos móveis e acabamentos do restante do ambiente, me levam em outras direções repetidas vezes. Na hora de escolher a sua cor a intuição deve ser levada em consideração!

Imagem: Design Sponge


Ainda assim nada impede que uma parede do ambiente tenha uma cor escura, principalmente em espaços com piso em madeira, um tom natural que "aquece" visualmente.  

Imagem: Arquitetura e Construção

Imagem: Delikatissen

O ambiente abaixo eu tinha que deixar por último porque sei que vai gerar opiniões controversas... A opção aqui foi criar um ambiente quase cenográfico com piso e parede em concreto natural e sofá grafite. A ousadia do uso de cinza em tons tons diferentes? Surpreendente!! Um caso típico em que as cores escuras criam um ambiente aconchegante. E sinceramente, acho que a intenção era exatamente "apagar" um pouco o interior para que a vista ficasse em evidência. Enfim: Puro luxo!!

Imagem: Arquitetura e Construção

E como sei que não fazemos uma Pesquisa de Mercado daquelas há um tempinho, vou escolher sofás em tamanhos, modelos e tons de cinza bem variados para vocês compararem.


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Sofá grafite
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)

(este é o meu sofá - mega recomendo, é muiiiiiito confortável)


(Dimensões: 80x220x96cm)


(Dimensões: 71x205,9x90 cm)



(Dimensões: 73x220x84 cm)


(Dimensões: 74x160x80 cm)



Grande abraço a todos!!!

Adesivos antiderrapantes para piso Aroeira Home - Sorteio relâmpago Arquitrecos no Facebook!!

$
0
0
Vocês sabem que eu adoro mostrar novidades para vocês. E quando é possível, como neste caso eu dar de presente a novidade, melhor ainda!! A Aroeira Home em enviou dois kits super lindos de adesivos antiderrapantes para instalar no piso do box do banheiro, na banheira, na escada, em bordas de piscinas ou onde mais a imaginação mandar!!

E não é qualquer adesivo não... são super coloridos e feitos em estampas e formatos variados e que podem ser usados formando diversas composições, inclusive no lugar no tapete do box do chuveiro, que com o tempo fica com um aspecto mofado e desagradável... Poderia ser mais simples? 
Vejam como são lindas as estampas dos kits presenteados pela Aroeira Home que vamos sortear através da fanpage do blog no Facebook (https://www.facebook.com/arquitrecos). 


REGRINHAS DO SORTEIO.

Para participar basta acessar o post da Promoção na fanpage do blog (https://www.facebook.com/arquitrecos ou através do link ali no menu lateral) compartilhar a publicação e marcar o nome de um(a) amigo(a) nos comentários. Prontinho!! Você ganha um kit e seu amigo ganha outro! Cada kit vem com 08 adesivos sortidos nas cores que vou mostrar abaixo:




A promoção é válida para compartilhamentos da publicação do Facebook até o dia 09/10/2014 às 23:59. O resultado será divulgado no dia 10/10/2014. Os dois kits serão encaminhados para a casa do ganhador que compartilhou o kit para que ele presenteie o amigo.
Promoção válida apenas para endereços no Brasil.

Nas imagens abaixo algumas opções de uso que são puro charme!
Estes e vários outros modelos de adesivos você encontra na loja virtual da Aroeira Home.








A instalação é super fácil, vejam o passo a passo:



Façam uma visita à loja, eles têm muitas coisas lindas para decorar a casa. 







Grande abraço a todos e boa sorte!!!

Portas de cozinha com escotilha + Pesquisa de Mercado Arquitrecos

$
0
0
Além do inegável aspecto decorativo, as escotilhas para portas de cozinha são um acessório super funcional, pois permitem que o layout do espaço ocupe com armários mesmo as paredes perpendiculares às portas possibilitando que se veja a pessoa que está do outro lado, evitando acidentes. Foi o que fiz na minha cozinha, onde pude ter uma bancada maior aproveitando toda a parede. O mais difícil foi achar a escotilha pronta para instalar, mas encontrei uma loja na internet e vou indicar para vocês. A minha ficou assim, toda linda em minha porta vermelha pintada por mim!!


A função da escotilha atende o mesmo princípio da porta vai e vem, super prática para cozinhas por permitir abrir a porta nos dois sentidos sem o uso das mãos, o que é muito conveniente, especialmente quando é necessário servir a mesa. 

Cozinha 3. A porta bangue-bangue facilita a entrada para a cozinha principal. “Prática, a escotilha deixa entrever a passagem das pessoas, evitando acidentes”, diz Renée. Usados como arremates dos móveis, os rodapés de madeira medem 15 cm de altura.
Imagem: Casa Abril

Alguns modelos de porta como o da imagem acima, já são executados com o recorte para o vidro. No meu caso instalei a escotilha em alumínio, recortada na porta existente e instalada pelo meu marceneiro como na situação abaixo.

Imagem: Minha Casa

Imagem: Minha Casa

A próxima imagem é um excelente exemplo do aproveitamento do layout de toda a parede perpendicular à esquerda com a bancada. Se a porta não tivesse escotilha seria arriscado ter um armário sob a bancada junto à porta, pois caso as duas fossem abertas simultaneamente haveria o risco de acidentes. Uma simples abertura na porta ampliou significativamente a quantidade de bancada e armários nesta cozinha.
Imagem: Casa e Jardim

Na porta amarela, além do charme especial dado pela cor, um destaque para uma segunda abertura na base da porta, feita para permitir o livre trânsito dos gatos da casa pelos ambientes. Muito fofo!



A tripla escotilha funcionou como um elemento funcional e decorativo para este espaço.

Imagem: Casa Claudia


Aqui a escotilha reforçou o estilo navy da decoração dado pelo uso das cores.

Imagem: Casa e Jardim


Abaixo dois modelos de porta em madeira. No primeiro modelo a opção foi pela abertura retangular.

Fotos Edu Castello
Imagem: Pinterest


Imagem: Casa e Jardim


E caso você queira ter a sua, eu comprei nesta loja e recebi tudo direitinho, dentro do prazo.
Para instalar preferi pedir a um marceneiro, pois o corte da porta não é algo simples de fazer.


PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Escotilhas para portas
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)


Esta foi a que eu comprei - No site tem até a foto da minha cozinha que mandei para ele na época!




No site eles têm outras dimensões disponíveis, com ou sem vidro.

Grande abraço a todos!!!


Decoração funcional e lúdica para crianças!

$
0
0
Impossível não lembrar destes danadinhos esta semana!!! Afinal neste domingo é o dia especial dedicado a eles. E me contem: que dia não é dia das crianças?? Que mãe não tem os filhos na cabeça o dia inteirinho, em meio à correria do trabalho, entre uma reunião e outra? Uma lembrança boa que ao mesmo tempo preocupa e aquece o coração da gente... assim é ser mãe afinal!

Então dedico este post a ideias para proporcionar conforto e estender às nossas crianças o prazer de estar em casa, a segurança de ter um espaço só seu, mesmo que seja um cantinho na sala ou no corredor. Um espaço para interagir com eles, afinal eles nada mais querem que a nossa atenção.

Que ideia interessante a deste projeto: Além de permitir a delícia de riscar o quadro branco, ainda deixa bem ao alcance das mãos um rolo de papel branco para rasgar e pintar no chão, algo que eles adoram. A pintura na parede traz o clima lúdico de floresta ao espaço.

Ideias lúdicas em cinco quartos de crianças - Casa


Este projeto partiu de uma ideia simples: O suporte para o rolo é um bastão para cortina! Os baldinhos foram pendurados na parede com ganchos autoadesivos. Um cantinho de pintura super legal feito pela Ana Medeiros do blog A Casa que Minha Avó Queria.



Pintura tipo quadro negro na parede é diversão na certa!!

Imagem: Decore com Gigi


Uma de minhas brincadeiras preferidas quando era criança: fazer cabana sob a mesa!! Quem dera minha mãe me fizesse uma coisa linda como estas!!! Pelo menos os cobertores e as toalhas de mesa iam durar mais tempo limpos...rssss



Cantinho de leitura com tudo que tem direito: Quadro negro, caixotes para brinquedos e muita cor!

Para os livros, a arquiteta Olivia Messa criou um painel. Os brinquedos ficam em caixas, ao alcance do menino de 4 anos


Poderia existir uma maneira mais simples (e fofa) de organizar as Barbies?


Imagem: Pinterest


Uma marcenaria mais elaborada com espaço para organizar brinquedos e material escolar.

Quarto de menino
Imagem: Pinterest


Caixotes de feira em cores vivas podem se transformar em excelentes organizadores nas paredes. O detalhe colorido e confortável ficou por conta do carpete que simulou um efeito de gramado.



Este projeto é o melhor de todos!! Meu filhote mais fofo do mundo!! Esta é a minha foto preferida de quando ele era pequeno. Agora está um rapaz de 14 anos, mas ainda é e sempre será o meu bebê!
Amo demais!!!! Feliz Dia das Crianças a todos!!


Apartamentos pequenos cheios de truques!

$
0
0
Esta é para mim a melhor definição do que é necessário fazer para aproveitar todos os espaços em apartamentos pequenos: truque! Afinal aproveitar todos os cantinhos disponíveis evitando de todas as formas a impressão de confinamento que o excesso de armários pode trazer não é uma tarefa fácil. Nos dois apartamentos abaixo, publicados na Revista Minha Casa, temos alguns exemplos de aproveitamento de espaço que eu vou ajudar a identificar com vocês:

Neste apartamento a opção de locar a geladeira logo na entrada teve como justificativa aproveitar ao máximo a luz natural proveniente da área de serviço. Para ocultar a lateral do eletrodoméstico foi criado uma parede falsa que funciona como adega. 


A bancada contínua com cooktop embutido garante uma maior quantidade de armários, situação ideal quando o forno não e algo usado com frequência. As portas em vidro jateado garantem a passagem de iluminação natural e escondem a área de serviço.

 
Entre a cozinha e a sala de estar um pequeno balcão com profundidade suficiente para organizar louças e utensílios menores, liberando espaço nos demais armários.


Na sala sempre digo que não vale economizar no tamanho do sofá, neste móvel conforto é essencial. A melhor alternativa para suavizar suas dimensões é escolher uma cor de menor impacto visual como o bege ou cinza claro. A TV fixada na parede reduz centímetros preciosos no móvel inferior.



Este segundo projeto é um exemplo perfeito de um layout eficiente, pois transformou um espaço único em pequenos ambientes com funções diferentes. Observem como o uso da cor ajudou a definir os espaços: a parede vermelha marca o espaço de jantar definido por uma bela mesa de madeira de demolição. Na cozinha um mosaico de azulejos com fundo branco garante um toque de cor com suavidade.


Um pequeno nicho na parede entre a sala e a cozinha funciona como um escritório.



Detalhe do armário inferior onde fica camuflada a impressora.


Grande abraço a todos!!! 


Cabeceiras para cama box: criativas, funcionais e feitas para economizar espaço

$
0
0
Praticamente unanimidade na decoração dos quartos, o uso de cama box é sinônimo de conforto e economia de espaço. Isso sem deixar de destacar um aspecto muito importante deste tipo de cama que é a liberdade para soltar a imaginação e criar a sua cabeceira personalizada. Este tipo de cama permite que o espaço seja melhor aproveitado e que as cabeceiras façam parte da arquitetura do ambiente, integrando o móvel ao espaço de uma forma mais orgânica, além de possibilitar que se agreguem novas funções aos espaços das laterais e da cabeceira.

Este projeto é um exemplo desta integração da cabeceira com o mobiliário: Observem que os nichos aproveitam o encontro do armário (com portas de espelho) e a cabeceira da cama, permitindo que este espaço lateral seja usado como uma pequena bancada. A cadeira em material transparente contribui para que o volume visual seja suavizado.

Imagem: Casa Abril


O projeto abaixo tem o mesmo princípio da cabeceira revestida em madeira, mas nas laterais foram fixados criados mudos no mesmo material, liberando o piso, recurso que reforça a impressão de que o espaço é maior. Uma parede em gesso na mesma profundidade do painel criou um nicho horizontal com iluminação indireta, o que faz com que o espaço pareça mais largo.

Imagem: Casa Abril

Imagem: Casa Abril

O painel de cabeceira é uma excelente alternativa para layouts com cama sob a janela, pois funciona como um acabamento natural para a base das cortinas e para garantir a simetria da composição, pois observem, a  janela não está centralizada, mas o uso do painel de cabeceira na mesma cor da parede e da cortina diminui esta impressão.

Imagem: Casa e Jardim


Cabeceiras funcionais, com criado embutido são ideais para aqueles que precisam de muitos itens junto à cama e fazem questão de organização e uma decoração sem excesso de elementos no quarto.

Imagem: Pinterest


Imagem: Pinterest


Painéis em madeira funcionando apenas como cabeceira e apoio para pequenos objetos e quadros formam um belo contraste com a parede e preservam a pintura nesta área.

Imagem: Referans Design blog


Além disso a faixa horizontal proporciona a ilusão que o quarto é mais largo.

Imagem: Referans Design blog


Várias são as possibilidades de acabamento para os painéis, produzindo efeitos diversos.

Imagem: Casa Claudia


Uma faixa estampada cheia de cor com acabamento em espelho garante bastante personalidade à cabeceira e faz deste elemento o ponto de destaque da decoração.

Imagem: Casa Abril


Entre as alternativas em madeira as tábuas em madeira de demolição criam um ambiente aconchegante com um toque de rusticidade além do colorido fantástico da madeira natural. 

Imagem: Pinteret


O acabamento em laminado de madeira é um fundo perfeito para uma decoração clean e sofisticada.
Os veios na vertical acentuam a altura do pé direito fazendo com que pareça mais alto..

Imagem: Casa Claudia

...e os veios na horizontal fazem o espaço parecer mais largo como mencionamos antes. Outra dica: O painel deve preferencialmente ter altura suficiente para acomodar os travesseiros e deixar pelo menos uma faixa aparente da madeira de pelo menos 10 cm.

01-como-escolher-a-mesa-lateral-para-um-quarto-pequeno
Imagem: Casa Abril


As cabeceiras em painel são a base perfeita para embutir uma iluminação indireta criando um efeito muito confortável e um novo cenário para a decoração do espaço. 

Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Pinterest


Os painéis alcochoados são ideais para quem tem o hábito de ler antes de dormir, proporcionando um encosto confortável, além das diversas possibilidades proporcionadas pela grande variedade de tecidos. Sugiro sempre cores neutras ou estampas geométricas simples (listras, por exemplo) para facilitar no momento de coordenar com a roupa de cama, ampliando as opções de composição.

Imagem: Casa Abril


Uma simples prateleira é uma opção suficiente para dar acabamento à cabeceira sem altos custos. O princípio básico é que seja instalada na largura de toda a parede. Para incrementar o efeito a prateleira funcionaria ainda como acabamento ideal para um papel de parede ou pintura para marcar a área.


Imagem: Casa Abril


Em resumo: Mil possibilidades para deixar a imaginação solta!

Grande abraço a todos!

Poltronas multifuncionais em diversos estilos

$
0
0
Vocês podem até se perguntar: Como uma poltrona pode ser multifuncional se afinal de contas ela foi feita para sentar? O sentido de diversidade de funções neste caso se deve à capacidade deste móvel em particular, de proporcionar diversos efeitos em um ambiente: Uma poltrona quando combinada a uma luminária cria um confortável espaço de leitura; dependendo de sua posição divide e define micro espaços em um mesmo ambiente; e principalmente, uma poltrona tem a característica de definir ou enriquecer o estilo de uma decoração. 

Mesmo o mais neutro dos espaços não fica indiferente a uma poltrona de boa qualidade e design, principalmente se a isto for combinado um material nobre ou uma cor marcante. Nada de recantos obscuros e sem função: Uma bela poltrona resolve o problema com muito estilo! E claro, tinha que fazer a minha seleção de preferidas, cada uma por uma razão diferente, que vou demonstrar através das imagens abaixo.

Um espaço rústico pela característica dos materiais (madeira e cimento) ganhou um ar requintado com esta bela poltrona Barcelona, um clássico do design de Mies Van Der Rohe. A mesma poltrona em couro branco criaria um efeito completamente diferente, mas ainda elegante e moderno.




Assim como a Barcelona, uma outra poltrona que tem acabamento em capitonê (estes botões aplicados sobre o estofado) é a Poltrona Costela de Martin Eisler. A grande diferença entre elas é o estofado de linhas mais orgânicas e o fundo em madeira com este desenho que se assemelha a uma costela realmente. O efeito no espaço é um pouco mais aconchegante e despojado. Tenho que confessar que o couro natural com um tom levemente caramelo é definitivamente meu preferido!


Estrutura em ferro pintado e madeira maciça lustrada
Revestimento em couro ecológico ou natural.




Uma poltrona que eu adoro, principalmente por suas linhas femininas e formato acolhedor é a Poltrona Butterfly de Antonio Bonet. É aquele tipo de móvel que se assemelha a uma obra de arte, principalmente pela beleza de suas formas e da textura singular do couro natural.






A poltrona Charles Eamesé um amor antigo... com um conjunto magnífico desta poltrona com o pufe, para que outros móveis?! É daqueles elementos da decoração que são capazes de preencher uma sala, um hall, ou qualquer área instantaneamente. No caso desta poltrona em especial eu considero que o efeito não deve ser de um acessório ou complemento. Ela foi feita para ser atração principal, ideal para espaços de transição entre ambientes ou um refúgio de conforto para os momentos de descanso.





A Poltrona Castelo, com acabamento próprio das poltronas em estilo Chesterfield é um daqueles clássicos que se encaixam perfeitamente na decoração de qualquer espaço. Considero o acabamento em couro preto o mais interessante, pois garante ao móvel um aspecto masculino, mas ao mesmo tempo faz um contraste muito elegante com os pés em madeira torneada, que suavizam o seu desenho. Transita tranquilamente do escritório à sala de estar com muito estilo e personalidade.




E para finalizar eu não poderia deixar de mencionar as tão versáteis e confortáveis poltronas com capa! Quando conheci a Poltrona Jade da Modernidade Móveis reconheci neste móvel um conceito muito moderno de conforto aliado à sustentabilidade. Isso porque poltronas com capa são móveis que têm uma vida útil impressionante, principalmente pela facilidade de limpeza e pela possibilidade de com o tempo simplesmente fazer outra capa. A melhor parte: foi-se o tempo que poltronas com capa eram coisa de quarto de bebê. Uma poltrona como esta faz bonito em qualquer ambiente da casa com o bônus de resistir às investidas do tempo, dos animais de estimação e das crianças, sendo um daqueles móveis do jeito que a gente gosta: feitos para usar!!



Querem saber de uma dica preciosa? Quanto mais clara for a capa, mais tempo ela dura! Isso porque permite lavagens constantes sem desbotar. Temos na família duas poltronas com capas brancas que já duram mais de dez anos!!

Grande abraço a todos!!!

Móveis planejados para apartamentos pequenos

$
0
0
Este vídeo que mostrei esta semana na fan page do blog foi campeão de acessos no Facebook e resolvi compartilhar com vocês aqui no blog com as imagens de alguns quadros mais interessantes. Esta micro-unidade foi parte da exposição "Abrindo espaços: Modelos novos para habitação nova-iorquinos" no Museu da cidade de Nova York . É um exemplo perfeito do que os móveis planejados podem fazer por espaços pequenos! (cliquem nas imagens para ampliar)


As imagens quadro a quadro com as ideias mais interessantes:

































Imagens: CHPC New York City - Citizens, Housing, Planning, Council

Grande abraço a todos!!!

Fatiador de legumes em espiral, uma alternativa saudável! (Editado)

$
0
0
Vocês conheciam este aparelho de cortar verduras em fio (ou espiral), em formato de macarrão? São perfeitas para fazer macarrão de cenoura ou abobrinha por exemplo. Esta semana vi este post no site Catraca Livre onde eles divulgam um modelo de fatiador com vídeo demonstrativo na prática do que pode ou não ser cortado neste formato. Muito instrutivo! Para resumir o que demonstram no vídeo, é possível cortar: abobrinha, cenoura,maçã, picles e batata doce. Não é possível fatiar: pera, banana, salsicha, queijo e berinjela.



Já existem versões mais simples (em vários preços) vendidas no Brasil. Comprei o meu em uma viagem aos EUA, um pouco mais barato, mas os modelos vendidos aqui têm preços variados. O utensílio foi indicado pelo meu irmão que é nutricionista da RM Nutrição Esportiva, para fazer macarrão de abobrinha, um de seus preferidos e mais indicados em suas dietas. Para saber onde comprar aparelhos similares consulte a pesquisa de mercado abaixo:

PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Fatiadores de legumes em espiral
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)








Que tal uma receita de espaguete de abobrinha para te inspirar?



Ingredientes:

abobrinhas italianas médias
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho fatiados
10 folhas de manjericão
1 colher (chá) de MAGGI® FONDOR
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Com o auxílio de uma faca, ou um ralador em espiral, fatie as abobrinhas em laminas finas, no sentido do comprimento e corte cada fatia em tiras bem finas, como um espaguete. Coloque-as aos poucos em água fervente com sal e cozinhe rapidamente (cerca de 1 minuto) apenas para que amoleça levemente. Escorra, transfira para água gelada (para interromper o cozimento) e reserve. Em uma frigideira grande aqueça o azeite e refogue o alho, sem deixar dourar. Junte o manjericão, o MAGGI FONDOR, a pimenta-do-reino e as abobrinhas reservadas e misture delicadamente, para incorporar o tempero e não partir as tiras. Transfira para um prato grande, polvilhe com o queijo parmesão e sirva.


Grande abraço a todos!!

Editado em 29/10/2014

Este fim de semana fomos cobaias do meu irmão novamente e provei um macarrão delicioso, feito de mandioca acreditam? Ele fez com um pouco de açafrão na água do cozimento e é delicioso de verdade, uma massa com bastante sabor!!!! A marca do macarrão é Carpe Diem e eles vendem pelo site: http://massascarpediem.lojaintegrada.com.br/.


Faça o seu: Repaginando o banheiro + Pesquisa de Mercado!

$
0
0
Adoro quando soluções simples e que gastam pouco produzem grandes efeitos! E se esta solução é de viável execução inclusive para quem mora de aluguel, por não demandar obras... melhor ainda. E se eu consigo mostrar para vocês onde encontrar todos os elementos... aí é a perfeição, adoro!!

Então vou começar a chamar este tipo de post de "Faça o seu", mostrando uma ideia de decoração de um ambiente com pesquisa de mercado de todos os componentes, para que você possa fazer igualzinho com facilidade. O post de hoje é um banheiro super simples, com lavatório com coluna, que dificulta a vida da gente na hora de comprar armários. O toque extra de charme ficou por conta do espelho em madeira com estilo provençal. Dois elementos super simples e com grande poder de transformação!!


Imagem: Casa Studio


FAÇA O SEU!!

PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Espelho com moldura
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)






PESQUISA DE MERCADO ARQUITRECOS - Armário para pia de coluna
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)
















Viram só? Fácil, fácil!!!

Grande abraço a todos!!!

Aparador atrás do sofá - Ampliando as funções do espaço

$
0
0
Este é um assunto que gosto de retomar de vez em quando aqui no blog, pois é um recurso que amplia bastante as opções de layout nas mais diferentes funções: pode representar assentos extras para uso do notebook ou para lanches rápidos (o sofá agradece); como acabamento para o fundo do sofá na divisão de ambientes; como um escritório funcionando como escrivaninha e pode funcionar ainda para apoiar uma adega na sala para ampliar as possibilidades do espaço. Vejam algumas opções incríveis!

Este primeiro exemplo é uma solução super legal para salas com layout difícil. Observem que o aparador atrás do sofá funcionou para definir a área do home theater e a circulação evitando que as pessoas passem em frente à TV para atravessar o espaço.

Imagem: Minha Casa


Nas próximas imagens o aparador funciona como acabamento para a parte posterior do sofá na separação entre os ambientes. DETALHE IMPORTANTE: O aparador deve ser um pouco mais baixo ou pelo menos da mesma altura do encosto do sofá.


Imagem: Open House


Imagem: Casa Abril


Este não chega nem a ser um aparador, mas o efeito da cor chama toda a atenção para o móvel.

Imagem: Casa Abril


 Uma função perfeita para o aparador atrás do sofá é o uso como escrivaninha, pois assim o espaço atende a diversas funções, funcionando como um escritório e family room para toda a família. Este tipo de layout aproxima as pessoas, eu adoro!

Imagem: Quem casa quer casa

Imagem: Eu amo Arquitetura


Imagem: Casa Abril


Imagem: Casa da Idea


Imagem: VZ Home Design


Assentos extras são perfeitos para pequenos lanches e uso rápido do notebook por exemplo.

Imagem: Design para Inspirar


Imagem: Portal Decoração


Um uso inusitado do aparador é como afastador do sofá da parede. Esta situação é ideal para espaços com poucas paredes disponíveis, funcionando como uma superfície para dispor objetos decorativos. 

Imagem: Minha Casa


Iamgem: My Scandinavian Home


Grande abraço a todos!!!

Copas que aproveitam qualquer cantinho

$
0
0
Um dos ambientes da casa mais usados no dia a dia certamente é a copa, também chamada nos dias de hoje de sala de almoço. Isso porque tende a ser um ambiente mais informal, geralmente dentro da própria cozinha, o que proporciona aquele momento em família que a gente tanto gosta, com o bônus do cheiro do café fresquinho no ar...

O que acho essencial é encontrar um cantinho na cozinha para estas refeições rápidas, ainda que seja uma pequena mesa ou simplesmente um banco ou dois bancos em uma bancada. É um típico espaço prático e feito para funcionar de forma a se adaptar à nossa rotina, aproximando as pessoas.

Este exemplo é um de meus preferidos e que mais uso em meus projetos, pois aproveita um espaço que neste exemplo tem aproximadamente 1,50m de largura por 1,80m de profundidade e ainda assim contempla assento para pelo menos 05 pessoas! Para evitar a impressão de confinamento foram instalados espelhos para dar a ilusão que o espaço é maior.

Imagem: Decorando com classe


Uma pequena área junto à cozinha recebeu uma divisória do tipo veneziana e uma marcenaria sob medida transformando este ambiente em um verdadeiro ponto de encontro da família.

Imagem: Casa Abril



Este é um exemplo de marcenaria que realmente aproveita todos os cantinhos! Além dos quatro lugares à mesa, as bases dos assentos foram aproveitadas como gavetas.

Imagem: Pinterest


Estas copa são o prolongamento da ilha de cocção ou balcão da cozinha. Simples assim.

O quebra-quebra valeu na reforma da cozinha do casal Débora Negrão e Wlamir Riso de Oliveira. O cômodo, que media 17 m², ficou com 25 m², depois da eliminação das paredes da copa e da lavanderia. Agora, a mesa é continuação da ilha central
Imagem: Casa e Jardim

Um cantinho de refeição.Na cozinha!!!!
Imagem: Quintal di Casa

Neste exemplo a copa é nada mais que uma pequena parede dentro da própria cozinha. Aqui foi usado um recurso que eu adoro: acima da mesa um pequeno armário para concentrar itens usados com maior frequência no café da manhã por exemplo. Não é um charme?

Imagem: Casa Studio

Este são clássicos das soluções de copa em apartamentos pequenos: simplesmente um balcão, dois bancos e pronto! Um cantinho charmoso para as refeições rápidas do dia a dia.


coz
Imagem: Quintal di Casa


Imagem: Pinterest

Uma versão mais simples da copa com o chame extra da janela e cadeiras coloridas além do lustre estiloso. Como o espaço é pequeno a alternativa ideal foi a mesa redonda, que deixa o espaço mais fluido devido à inexistência de quinas.

Imagem: Referans Design Blog

Imagem: Referans Design Blog


E quando espaço não é problema... as clássicas copas que são verdadeiras salas de almoço.

A madeira presente nas estantes, nos móveis e no chão faz desta sala de almoço um lugar acolhedor e convidativo. Criado pela designer de interiores Marina Linhares para uma família com crianças, o espaço conecta-se à cozinha por meio de um visor
Imagem: Casa e Jardim


Imagem: Casa e Jardim

Em breve... hoje estou fazendo uma grande transformação na minha cozinha, aguardem que mostro aqui logo, logo. Grande abraço a todos!!

Minha cozinha: Adeus piso branco, bem vindo piso vinílico!! Tudo por... R$ 222,50!!!

$
0
0
Este fim de semana realizei um desejo antigo... dei fim ao piso branco de minha cozinha!!!! Muitas pessoas que me conhecem sabem que desde que recebi meu apartamento tinha esta missão, pois se há algo que evito indicar nos projetos de meus clientes, isso CERTAMENTE é piso branco. Não é prático, eu considero que nos torna escravos da limpeza: um fio de cabelo, um pingo de água e pronto: o aspecto de sujeira inicia. Eu sempre digo a meus clientes que o piso branco contraria todos os princípios da vida prática que são a nossa realidade nos dias de hoje. Chegar em casa deve ser uma experiência relaxante e não uma lista interminável de tarefas. Vamos simplificar as nossas vidas!!

PISO DA COZINHA ANTES
Este era o piso tão abominado por aqui..rsss. 



PISO DA COZINHA DEPOIS
Tcharan!!! Piso vinílico novinho (baratinho...) e instalado por mim!!



Tudo começou com um de meus passeios pela Leroy Merlin, o que sempre resulta em algum projetinho, pois é difícil resistir à variedade de novos materiais que acabo encontrando por lá. As réguas de madeira por exemplo são uma outra experiência que ainda não consegui terminar, mas o legal mesmo foi este piso vinílico que encontrei, sob medida para o que eu precisava, pois acreditem, ele é autoadesivo!!!! Eu já estava decidida a usar o piso vinílico na cozinha porque uso há muitos anos em meus projetos e a garantia é excelente, é muito durável, mas a fixação demandava uso de cola, então estava um pouco desanimada... quando vi esta marca com a opção autoadesiva resolvi experimentar na hora!! Para completar encontrei em um ótimo preço a R$ 49,90/m2. Para o carrinho!


Durante a instalação fui mantendo a fan page do blog atualizada, pois estavam todos curiosos!!


Tenho que confessar que foi mais simples que eu imaginava. O mais complicado foi o corte com estilete das peças na junção com as réguas de acabamento. Difícil ficar bem retinho.



 PASSO A PASSO - Instalação do Piso vinílico

Para começar o fabricante sugere que o piso fique disposto 48 horas na horizontal antes da instalação para evitar que ele tenha dobras ou ondulações que dificultem a colagem. No meu caso não foi necessário, pois na loja as caixas estavam empilhadas na horizontal e as réguas estavam bem planas. Meu único cuidado foi definir o layout das peças antes de retirar o papel do verso. Como a régua tem 91,4cm e minha cozinha 102,5 cm, não foi possível usar a paginação clássica de madeira  com as réguas alternadas. Então usei uma régua como tabeira na base dos armários e o restante em réguas alinhadas na perpendicular. Por isso escolhi uma textura de madeira tipo bambu, bem linear.



Comecei instalando as réguas principais para depois cortar junto à tabeira, mas uma dica importante é cortar antes de retirar o papel do verso, pois descobri depois que faz bem menos sujeira de cola...




Viram como o piso tem realmente uma textura? Ele não é lisinho, por isso o efeito é tão bonito.
Não regularizei a cerâmica e mesmo assim não marcou o piso.


Esta é toda a sujeira de instalação que você vai ver, nada mais. O aspirador é importante para evitar qualquer poeira que atrapalhe a colagem do piso na cerâmica. tudo bem limpinho mesmo.


Para cortar basta um estilete, uma régua e mãos firmes, mais nada.







Fala sério, fiquei orgulhosa minha gente!! Gastei no máximo duas horas para instalar 4,50 m2!



Olha aí o resultado na minha cozinha que eu adoro! A próxima etapa é o papel de parede.
Outro detalhe super legal deste piso é que ele não faz barulho e é super gostoso de pisar.


Gostei muito do contraste, o piso um pouco mais escuro valoriza os armários brancos. 





ESPECIFICAÇÕES - Informações sobre o Piso vinílico

Existem muitas marcas de piso vinílico padrão madeira. O que considero mais importante verificar é a espessura, que deve ser superior a 2mm (preferencialmente 3mm) e a garantia que deve ser superior a 10 anos. Alguns fabricantes destacam ainda as características sustentáveis do material, feitos a partir de PVC reciclado em sua composição. No caso deste material eles informam que o material é ecológico/reciclável, mas não está muito claro exatamente o que isto significa. O que comprei foi o Piso Evolux Linha Premium Carvalho , no site do fabricante vocês vão encontrar todas as características técnicas do material. Basta clicar nas imagens.




Acreditem, para fazer a minha cozinha precisei de apenas duas caixas do piso. Cada caixa vem com 2,23 m2 de piso. O m2 estava por R$ 49,90. Ou seja gastei apenas... R$ 222,50!!!


Limpeza e Conservação
Informações do Fabricante
– Não lavar.
– Não raspar o piso com materiais abrasivos, pontiagudos ou esponjas de aço.
– Usar vassoura  de cerdas macias ou aspirador de pó.
– Passar pano úmido com produto de limpeza doméstica neutro.
– Não utilizar produtos de limpeza abrasivos, corrosivos, alvejantes, removedores, acetílicos, etéreos, álcool etílico ou isopropílico.
– Recomenda-se utilizar protetores de feltro nos pés de móveis.
– Não utilize ceras.
– A garantia do produto aplica-se a correta instalação e conservação de acordo com indicações da Evolux.



Pesquisa de Mercado Arquitrecos - Piso vinílico autoadesivo
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)

LEROY Merlin - R$ 51,90/m2 (pesquisa de hoje)


NOTA TÉCNICA DA ARQUITETA

Queria deixar bem claro que este material autoadesivo é uma completa novidade para mim e fiquei à vontade para fazer uma experiência em minha casa, como consumidora, até para verificar e me sentir segura para indicar a meus clientes ou seguidores aqui no blog. Normalmente a instalação de pisos vinílicos demandam regularização do piso existente e o uso de cola de contato para garantir a durabilidade da fixação. Ainda não me sentiria segura para indicar a um cliente por exemplo. É o tipo de piso perfeito para quem, assim como eu, gosta de colocar a mão na massa e segue a linha do "faça você mesmo". Fico na torcida para que seja uma fixação de excelente qualidade para que possa indicar com propriedade e conhecimento de causa a todos que tiverem situação semelhante à minha e queiram se livrar de um famigerado piso branco por aí!! Deixo vocês informados, claro... Grande abraço a todos!!! E atenção, a próxima empreitada da cozinha é meu papel de parede, eu mesma vou instalar e mostro para vocês em breve!

Circulações biblioteca - Espaços multiuso em apenas 1,30 m de largura!

$
0
0
O melhor dos mundos em qualquer ambiente projetado é a possibilidade de agregar funcionalidade a todos os espaços, principalmente quando se trata de áreas de circulação ou acessos. Uma dupla função que parece ter sido feita sob medida uma para a outra é a dobradinha biblioteca + corredor, pois o espaço que consideramos perdido, mas que em algumas situações é inevitável dependendo do tipo de terreno, ganha uma função excelente se puder concentrar todos os livros da família, especialmente por ser um ambiente que geralmente não acumula muita poeira por ter poucas aberturas e receber iluminação indireta, conservando os volumes. Eu recomendaria corredores um pouco mais largos que nos exemplos abaixo se for possível, pois para uma circulação confortável de 02 pessoas 1,00 metro seria a largura ideal (eu sei... não é algo fácil de achar).

Nas imagens abaixo os corredores têm pelo menos 130 cm aproximadamente. 
(vou detalhar como suponho que foram distribuídas as dimensões em cada imagem)

Na primeira imagem as prateleiras foram instaladas a partir de aproximadamente 60cm do teto e 80 cm do piso, o que além de deixar a composição mais leve permitiu instalar um assento para a leitura. Imagino que abaixo da prancha de madeira exista um baú ou gavetão para armazenamento. Perfeito!

(Requisitos para este projeto: Corredor 130cm = 50cm: prateleira + assento + 80cm: circulação)



Exemplo similar, concentrando as prateleiras em apenas um lado do corredor, iniciando a 60cm do teto e 30 cm do piso,deixando uma faixa central de parede livre que pode funcionar como uma bela galeria por exemplo. Nesta situação aproveitaram toda a profundidade disponível ao lado da porta para as prateleiras em concreto pré moldado, sem previsão de assentos.

(Requisitos para este projeto: Corredor 130cm = 40cm: prateleira + 90cm: circulação)



Um exemplo de distribuição e decoração clássica com estantes dos dois lados do corredor e em um dos lados as prateleiras se estendem até apenas meia altura, o que contribui para o conjunto não ficar com um volume visual muito pesado, aliado claro, à cor branca da marcenaria.

(Requisito para este projeto: Corredor 140cm = 20cm: 02 prateleiras + 100cm: circulação)



Um projeto com limitações de área adaptando o ambiente à dupla necessidade. Para ampliar a funcionalidade e demanda de armazenamento, as prateleiras foram alternadas com armários fechados, acentuando sempre a horizontalidade do espaço para tirar a atenção da pequena largura do corredor.

(Requisitos para este projeto: Corredor 110cm = 25cm: prateleiras e armários + 60cm: circulação)



Este projeto, apesar de não parecer, tem circulação com largura inferior a 100 cm após a instalação da biblioteca, porém este efeito é amenizado pela ampla abertura do mezanino em uma das laterais. Destaco ainda a beleza da composição dos materiais e o efeito da luz natural neste ambiente.

(Requisitos para este projeto: Corredor 110 cm = 25cm: prateleiras  + 85cm: circulação)



Este projeto não conhece a palavra limitação. Tanto a largura do corredor, quanto o planejamento da marcenaria, quanto a extensão de parede para a biblioteca indicam que este espaço foi previsto no projeto original da edificação, com certeza. A janela a meia altura ao mesmo tempo que protege os livros da incidência de luz direta proporciona luz natural na bancada de leitura. Exceto pela falta de recuo para as pernas no uso dos bancos, é uma imagem para guardar com carinho para mostrar para seu arquiteto de sua futura casa dos sonhos!

(Requisitos para este projeto: Corredor 180cm = 50cm: prateleiras e bancada + 130cm: circulação)



Uma solução inteligente para quem não quer investir em marcenaria ou mora em imóvel alugado, do tipo que é possível desmontar e levar para onde for: são kits de prateleiras e cabos de aço que são encontrados facilmente em lojas de ferragens e home centers, inclusive pela internet.

(Requisitos para este projeto: Corredor 110cm = 20cm: prateleiras + 90cm: circulação)



Um corredor com a mesma largura do anterior, porém com a opção de instalação de prateleiras embutidas, na mesma cor da parede.

(Requisitos para este projeto: Corredor 110cm = 20cm: prateleiras + 90cm: circulação)



Se o corredor for muito estreito e você não quiser se arriscar a perder espaço de circulação, uma alternativa interessante são as prateleiras rasas, que permitem a distribuição dos livros com as capas visíveis, o que facilita a visualização e dá um colorido bonito ao espaço. É uma alternativa interessante principalmente para quem tem crianças em casa, pois estimula o hábito da leitura.

(Requisitos para este projeto: Corredor 90cm = 10cm: prateleiras no portal/ 90cm: circulação)



Deu vontade de ter a sua? Agora não faltam alternativas!!

Grande abraço a todos!!!

Comida e Decoração, tudo em comum! Acessórios da cozinha oriental.

$
0
0
Isso mesmo, você pode até se questionar sobre o que estes dois assuntos tão diferentes têm em comum e eu te mostro que tem muito!! Uma das principais provas disso é como a decoração das cozinhas têm mudado ao longo do tempo, cedendo espaço a cada vez menos armários fechados substituídos por prateleiras abertas ou cristaleiras feitas para exibir orgulhosamente uma bela coleção de louças escolhidas ao longo dos anos.


E quando o assunto é louça, se existe um tipo preferido são as louças orientais, principalmente os combinados de bowls e copinhos sem alça para saquê com estampas super coloridas e as chaleiras que são verdadeiras obras de arte! Neste post quero mostrar algumas imagens onde as louças distribuídas pela casa a transformam em ambiente perfeito para receber com muita simplicidade, sem que seja necessário adquirir peças especiais nem amontoar os armários com louças especiais.




As chaleiras eu já considero um item de colecionador de tão lindas. Há um tempo, estive no bairro da Liberdade em São Paulo e trouxe uma em vidro transparente para casa, Adoro o colorido do líquido dentro do recipiente. Para quem toma chá no dia a dia, ter uma bela chaleira é parte do momento de relaxamento que envolve todo o processo de tomar um chá. É uma pausa, um evento.


Os modelos existentes as transformam em itens super exclusivos com designs surpreendentes com a vantagem de serem muito duráveis.


As bandejas e tábuas de bambu são outros utensílios que, apesar de não serem louças, valem a pena ter em casa porque podem ser usados em diversas situações e têm entre suas vantagens a de serem ecologicamente corretas e super higiênicas por terem ação bactericida natural (sabiam que são as únicas aprovadas para cozinhas profissionais além daquelas manjadas em polietileno?).





Para simplificar ainda mais, nada melhor que simples travessas coloridas para expor frutas e hortaliças com cores contrastantes alegrando as mesas de uma forma simples e econômica. A versatilidade destes objetos se dá principalmente quando ele pode ser usado de diferentes maneiras: a mesma travessa poderia ser usada para servir à mesa ou para assar no forno, bastando para isso que ela seja refratária. Diga adeus às travessas transparentes e sem graça!!



Para uma festinha japonesa, que tal tudo ao mesmo tempo?! Viram como não é necessário nada especial para uma festa com temática oriental? Tanto as travessas quanto as bandejas, chaleiras e bowls são facilmente usados no dia a dia. Quanto aos pratos de louça, isso eu nem preciso destacar não é? Vocês já conhecem a minha paixão, especialmente por pratos com estampas descombinadas...





Pesquisa de Mercado Arquitrecos - Utensílios de Cozinha
(Pesquisa baseada em alternativas encontradas no mercado sem vínculo financeiro com as respectivas lojas)
(Não é publieditorial)


BANDEJAS DE BAMBU / MADEIRA







BOWLS / TIGELAS



TRAVESSAS






Grande abraço a todos!!!


Finalmente... Minha árvore de Natal de Madeira!!!

$
0
0
Finalmente, depois de três semanas... ficou pronta!!! Lembram que eu falei de um projeto que comecei, mas que não conseguia terminar? Pois é minha gente, era a minha árvore de natal deste ano, que coloquei na cabeça que iria fazer de madeira depois que, pesquisando na internet as árvores convencionais para comprar, não conseguia me conformar com o espaço que ela ocupa no armário durante o resto do ano... então minha amiga Fran pesquisando sobre árvores de madeira na internet me mostrou a imagem abaixo e pronto, foi amor à primeira vista!!

Imagem: Pinterest

Para começar o básico: como deixar a árvore de pé? Pensei logo em uma barra roscada que já tinha usado em um outro projeto há um tempo, mas ainda tinha o problema para fixar a barra na base de madeira... eis que dando aquela vasculhada básica na Leroy Merlin encontrei esta peça esdrúxula que eu nunca tinha visto na vida e resolvei meu problema!! O nome é porca com garras e funciona exatamente como uma base para a barra roscada. As garras entram na base da madeira e pronto: Uma base firme para empilhar as camadas de madeira. Era o que faltava, o resto ia ser moleza (era o que eu achava...rsss)


O material necessário (você pode variar no tipo de madeira): Para uma árvore com diâmetro de 60 cm e 1 metro de altura: 1 barra roscada de 1,00m x 3/8"; 01 broca de madeira 3/8"; 01 arco de serra p/ madeira; 04 ripas de 1cm x 5cm x 2,50m (réguas); 01 ripa de 2,5cm x5cm x 2,50m (espaçadores); 01 tábua de 2cm x 15cm x 100cm (base).


Para serrar eu usei o bom e velho arco de serra, mas confesso que no fim do quarto pedaço de madeira já estava quase desistindo... então se alguém tem uma serra tico-tico é uma mão na roda!




Não tem segredo, basta começar as réguas em 60 cm e reduzir aos poucos, dividindo em 22 réguas e 22 espaçadores de 5x5cm. Não precisa ser exato nem muito reto, senão é uma loucura para cortar.


Para furar o mais difícil são os espaçadores, pois pode ser perigoso para segurar tão próximo à broca e quando solta a peça machuca a mão. O melhor é usar um alicate para firmar a peça e apoiar sobre uma barra de madeira, se possível sobre um vão como uma pia para não furar a bancada existente.


Para começar a montagem basta fixar a barra roscada na porca com garras.


Bater com um martelo para que as garras entrem firme na madeira.



Empilhar as madeiras da base e o primeiro espaçador.


Para começar a montagem o ideal é organizar as réguas na ordem correta de tamanho.


Agora é só empilhar alternando régua e espaçador.


E a brincadeira é girar as réguas formando o desenho que preferir!! Sabe qual a melhor parte? Para guardar basta deixar todas as réguas alinhadas e ela ocupa pouquíssimo espaço no fundo do armário!


A segunda parte da brincadeira é enfeitar a árvore! Claro que eu mostro assim que estiver pronta!
Grande abraço a todos!!!

Apartamento pequeno com planta ousada e marcenaria esperta

$
0
0
Um dos aspectos mais importantes a considerar em apartamentos pequenos é sem dúvidas a luz natural. Especialmente quando a planta de uma casa ou apartamento inviabiliza que todos os ambientes tenham uma janela de acesso ao espaço externo, a melhor alternativa é optar por um projeto com o mínimo possível de paredes. 

Isso é necessário para possibilitar que a luz natural esteja presente na maior área possível, pois isso contribui para que o espaço pareça maior. Aliado a isso ainda podemos otimizar esta "ilusão de ótica" com o uso de superfícies brancas (como paredes e bancadas) e papéis de parede com trama refletiva (como desenhos em prata) justamente para refletir esta luz, móveis de desenho linear, que tenham uma certa continuidade que ocupem toda a extensão das paredes, etc... são vários os recursos que podem ampliar visualmente um espaço. Muitas vezes a simples substituição de uma esquadria com perfis metálicos por uma esquadria em vidro temperado por exemplo faz uma enorme diferença! Enfim, tudo isso para me antecipar a este projeto de apenas 40 m2 que demonstra várias destas alternativas: 

Uma planta de "conceito aberto", mas que como podem observar concentra, apenas na parte integrada, 06 ambientes em 01: Hall, closet, estar, jantar, cozinha, escritório e quarto! Isso porque não incluí a área de serviço que não tem porta e está bem na entrada, no corredor lateral do hall.


O resultado: Muita luz!!! Branco nas esquadrias, teto e superfícies horizontais da cozinha. Piso em madeira clara. Cores coordenadas nas superfícies verticais e tecidos e um detalhe que sempre digo, faz toda a diferença: o rebaixo na área do quarto/escritório, que delimita este espaço, sem confiná-lo.


Destaque para o papel de parede com fundo branco e estampa prata que é um recurso que eu adoro usar em espaços pequenos porque reflete a luz natural e tem um desenho muito suave e atemporal, daqueles que a gente não se cansa com o tempo. A marcenaria divide os espaços escondendo a cama e funciona ainda como apoio para organizar revistas. Até o degrau foi aproveitado como gaveta!


Mesa = Sala de Jantar. Parede preta voltada para a cozinha = horta vertical e suporte p/ temperos.
Precisa mais?





Confesso que achei o máximo terem tirado esta foto com a cama desarrumada! Tudo para mostrar que mesmo com a cama praticamente dentro da sala, a meia parede em marcenaria é suficiente para garantir um certo nível de privacidade. Tudo bem, dá para ver a cama da sala, mas certamente ela não vai ser o centro das atenções, principalmente porque como a varanda tem acesso através da cozinha, a parte social da casa acaba se voltando para o fluxo estar-jantar-cozinha-varanda nesta planta.



E a varanda é uma delícia! Pequena e muito funcional como todo o apartamento.




Lembram o que eu disse sobre a área de serviço? Ela fica logo ao lado da entrada.
Tem uma cortina na mesma cor da parede como porta. Linda deste jeito, nem precisava!



É como sempre digo: Nos apartamentos pequenos vemos verdadeiras lições de design!! Fico achando graça de meus clientes quando eles me veem olhando suas quitinetes e dizendo:"este espaço é ótimo, dá para a gente fazer três ambientes, quatro ambientes!!" Eles me olham rindo e dizem: "Você é a primeira pessoa que diz que este espaço é grande..." Mas a realidade é que estes espaços pequenos têm sempre um grande potencial e os resultados são sempre muito transformadores. É empolgante!!!

Grande abraço a todos!!!

Viewing all 523 articles
Browse latest View live